Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Visita ao Museu Van Gogh - Amesterdão / Holanda

Em deslocação à Holanda, nomeadamente a Amesterdão impunha-se uma visita ao museu Van Gogh 
 
Esquiço biográfico:
 
Vincent Willem van Gogh (1853/ 1890) foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. 
 
Van Gogh criou cerca de duas mil obras em pouco mais de uma década,  a maioria durante os seus dois últimos anos de vida. As abordagem pictóricas insidiram sobre paisagens, naturezas-mortas, retratos e autoretratos, caracterizadas por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que alavacaran  a arte moderna.
 
Van Gogh nasceu numa família de classe média alta,  e começou a desenhar ainda criança, sendo descrito como alguém sério, quieto e pensativo. Em jovem ele trabalhou como vendedor de arte. Enfrentou problemas de saúde e solidão até começar a pintar em 1881. A depressão profunda levou-o ao suicidio.
 

Van Gogh não obteve sucesso durante sua vida, sendo considerado um louco e um fracassado. Génio incompreendido, o artista "onde discursos sobre loucura e criatividade convergem". A Sua reputação começou a crescer no início do século XX enquanto elementos do seu estilo de pintura passaram a ser incorporados pelos fauvistas e expressionistas.

Van Gogh é  lembrado atualmente como um pintor importante e trágico.

 In: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

PORTADA_06_VanGoghMuseum_EntranceBuilding_HansvanH

373.jpg

385.jpg

368.jpg

museo-van-gogh-cuadros.jpg

Van-Gogh-Museum-3.jpg

 

Slides / hall do museu:

387.jpg

389.jpg

390.jpg

392.jpg

395.jpg

397.jpg

399.jpg

401.jpg

402.jpg

GOSTEI !!!