Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Seminário "Tendências - artes e ofícios" - Feira Internacional do Artesanato 2014

 

A inovação qualificada ancorada na identidade é hoje uma realidade nas artes e ofícios e é sem dúvida um dos seus caminhos de futuro.

Por isso o CEARTE e a FIA organizaram um seminário que contou  com a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais da área , que deu a conhecer  as  principais tendências de moda e consumo a nível mundial e procura adaptá-las  para o setor das artes e ofícios em Portugal, dando assim ferramentas aos artesãos e criativos para enfrentarem de forma qualificada e com sucesso o seu mercado.

Foram ainda apresentados projetos, já existentes no mercado, que, a título exemplificativo, são sinónimo dessas tendências nacionais, associando a técnica, o saber fazer, a identidade cultural e o design. A apresentação destas tendências está fundamentada em informação especializada, recolhida dos principais sites de análise de tendências de moda e de mercado e interpretada  à luz da realidade portuguesa. 

Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras que dão cartas no mercado e apontam caminhos de vanguarda.

 

É importante refletir sobres estas matérias...