Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

NUMA - Núcleo de Miniaturismo da AARL

NUMA - Núcleo de Miniaturismo da AARL

 

O Miniaturismo define-se com a construção de casas de boneca e ambientes a uma determinada escala, com toda a atenção ao detalhe histórico assim como a criação de todos os elementos a eles destinados, reproduzindo a realidade com toda a atenção ao detalhe histórico ou ambientes imaginários.

O miniaturismo tem a sua principal origem nos países anglo-saxónicos pelo que as escalas mais utilizadas não são decimais, mas sim a escala de 1/12 (a mais comum), 1/24, 1/48 e 1/144. Nos últimos anos tem surgido um interesse crescente por colecionadores de peças à escala 1/6, vulgarmente conhecida por “playscale”, devido ao aparecimento de bonecas colecionáveis a esta escala.

O miniaturismo na sua versão de “Miniaturas e Casas de Bonecas” para colecionadores é atualmente uma importante área de negócio, em todo mundo, quer ao nível artesanal que ao nível industrial tendo tido um crescimento constante e significativo nas últimas décadas

Como resultado desse crescimento, realizam-se atualmente numerosas feiras de miniaturas, de dimensões consideráveis, muitas delas com mais de 200 expositores, com periocidade anual ou bianual, na maioria dos países Europeus, Estados Unidos e Japão.

 

O artesanato e o miniaturismo

As peças em miniatura realizadas artesanalmente, tendo em atenção a escala e o detalhe, reproduzindo peças reais ou de criação do próprio artesão têm um elevado potencial comercial, e envolvem praticamente todas as artes e ofícios. O colecionador procura “tudo” em miniatura que lhe permita realizar o seu sonho, ou seja, mobilar completamente uma casa de bonecas num determinado estilo ou época, fazer um ambiente reproduzindo uma loja, um espaço, uma divisão de uma casa, etc.

Muitos colecionadores são também ”construtores”, ou seja para além de comprarem peças gostam de fazer parte das peças necessárias, dentro das suas possibilidades, pelo que também gostam de aprender técnicas, sendo assim potencial participantes em workshops e cursos que lhes permitam obter algumas dessas competências.

Atualmente existe um vazio em termos de oferta de objetos em miniatura com raiz Portuguesa, ou seja que permitam ao colecionador construir casa e bonecas e ambientes de diferentes épocas, com as características tipicamente Portuguesas. 

Neste contexto, a criação de um núcleo de Miniaturismo na AARL será sem dúvida uma mais-valia, estabelecendo sinergias entre o artesanato, em todas as suas diferentes vertentes de artes e ofícios, criando assim uma nova área de negócio, de alto valor comercial para o artesão. 

O NUMA terá como responsável a associada da AARL e miniaturista Ana Anselmo.

 

Objectivos do Núcleo de Miniaturismo da AARL – NUMA

  • Divulgar o Miniaturismo em Portugal

  • Organizar a Feira de Miniaturas e Casas de Bonecas Lisboa 2015, a realizar a 18 e 19 de Abril de 2015 no Hotel Roma em Lisboa

  • Divulgar e apoiar o Miniaturismo Popular pois este, através da representação do nosso passado, nomeadamente cenas do quotidiano, profissões e objectos, desempenha um papel importante na preservação das nossas tradições populares. Levantamento de artesãos que desenvolvem actividade nesta área.

  • Incentivar e apoiar os artesãos que pretendam criar miniaturas através de ações de formação sobre Miniaturismo de forma a melhor preparar a sua produção para os mercados internacionais.

  • Apoiar os artesãos miniaturistas a obter a sua carta de artesão como Miniaturista.

  • Criação de uma loja comunitária on-line na plataforma de comércio eletrónico ETSY, para venda das miniaturas produzidas pelos artesãos da AARL.

  • Publicar artigos na revista da AARL e em outras revistas da especialidade

  • Organizar workshops e aulas sobre o tema.