Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

Paulo Fatela

Blog sobre artes, ofícios, paixões e diversas questões

BIA – Artes e Ofícios Tradicionais - Vila Nova de Cerveira. De 9 a 17 Agosto

VILA NOVA DE CERVEIRA – Valorizar o artesanato num contexto alargado com a ‘Vila das Artes’ como denominador onde se comungam todas as artes. Este é o principal objetivo da BIA – Artes e Ofícios Tradicionais, projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira. De 9 a 17 de agosto, o Fórum Cultural acolhe a tradição com mostra/venda, seminários, trabalhos ao vivo, desfiles, música e gastronomia.

Com o intuito de dinamizar o artesanato, o evento conta com a parceria do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Adriminho, Portugal à Mão, concelho de Tomiño, Viveiros Juca e Jardins e Limpezas Filipe e procura recuperar uma tradição cerveirense que remonta aos anos 80, quando se realizava de forma intercalada com as primeiras Bienais de Arte.

Na BIA – Artes e Ofícios Tradicionais está confirmada a presença de cerca de 40 artesãos de diversos concelhos da região Norte, para além de grupos de artesãos oriundos da vizinha Galiza, representando as mais diversas áreas.

O atual executivo adoptou um conceito mais abrangente, não se restringindo apenas à mostra e venda de produtos artesanais, mas propondo a criação de condições para a troca de experiências com trabalhos ao vivo e abrindo portas à formação e debate sobre o estado da arte.

Paralelamente, vai estar patente uma exposição do Traje com pelo menos 12 manequins, cujas peças estarão devidamente identificadas, numa parceria com o Museu do Traje de Viana do Castelo e o Museu de Paredes de Coura.

A BIA – Artes e Ofícios Tradicionais aposta ainda na animação ao som de música tradicional de bombos e grupos folclóricos do concelho. A gastronomia também não é esquecida, com as associações e juntas de freguesia a apresentarem o seu melhor na recriação e divulgação dos pratos mais tradicionais do Alto Minho.